O governador Roberto Requião assinou nesta sexta-feira (23) o termo de cooperação com a Prefeitura de Londrina para a realização do Viva o Verão, festival de atividades esportivas e culturais, que o Governo do Estado estenderá ao município, entre 13 de janeiro e 4 de fevereiro. ?Estamos trazendo para a Londrina a experiência já bem sucedida do projeto no litoral e região de fronteira. Muitas pessoas não podem sair dos seus municípios para o litoral, por isso o projeto é uma demonstração de respeito pela população?, afirmou o governador.

O Viva o Verão de Londrina será realizado no aterro do Lago Igapó com todas as atividades que compõe o festival do litoral como aulas de aeróbica, jogos de vôlei, futevôlei, alongamento e apresentações culturais. As secretarias municipais adicionaram serviços, como exames preventivos de saúde, às atividades. ?Se apenas 10% dos paranaenses podem visitar as praias, o Governo do Estado leva sua marca de atividades esportivas e eventos para as demais regiões?, completou o secretário da Comunicação Social, Airton Pisseti.

Segundo o coordenador estadual da operação, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o município ganhou uma atenção especial por ser o primeiro a ter o festival fora dos pontos extremos do Paraná. ?Em especial na área da Segurança, o município está com contingente ideal e preparado para o período de férias?, disse.

O prefeito Nedson Micheletti ressaltou que o conjunto de atividades será uma opção saudável principalmente aos adultos, que têm poucas oportunidades de participar de atividades específicas para as férias, que aliam lazer e saúde. ?Estamos garantindo ótimas opções de lazer não apenas para os estudantes em férias mas para todos os cidadãos?, ressaltou.

A deputada estadual Elza Correia lembrou que, quando vereadora, o espaço onde será desenvolvido o Viva o Verão quase foi vendido para a iniciativa privada e que isso motivou a mobilização para que ele fosse garantido aos londrinenses. Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e ex-prefeito de Londrina, Luís Eduardo Cheida, tudo que se faz naquela região e que se relaciona com na natureza simboliza a luta dos londrinenses por um espaço melhor.

Litoral 

O governador lançou oficialmente a Operação Viva o Verão, em 16 de dezembro, na Avenida Atlântica, em Guaratuba. A operação contará com cerca de seis mil pessoas trabalhando para melhor atender os veranistas no litoral, Costa Oeste e Costa Norte. Participam as Secretarias da Justiça, do Turismo, Relações com a Comunidade, de Obras, Indústria e Comércio, Educação, Cultura, Saúde, Comunicação, Paraná Esporte, Meio Ambiente, Sanepar, Copel, Ipem, DER, entre outros órgãos estaduais e prefeituras.

Uma novidade da Secretaria da Segurança no litoral este ano é geoprocessamento, que será utilizado para ajudar os policiais a localizarem os endereços com mais facilidade e atenderem as ocorrências com maior rapidez. No Litoral, será utilizado pela primeira vez o boletim de ocorrências único, que reúne as informações das duas polícias e permitirá emitir mapas e estatísticas periódicas sobre a criminalidade no litoral para combatê-la rapidamente.