O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre a 39ª Convenção Nacional de Supermercados, às 10 horas, no auditório do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Realizado anualmente, o principal evento brasileiro de supermercadistas e fornecedores é promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e deve reunir, este ano, mais de 10 mil profissionais do setor. Participam da cerimônia de abertura os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Paralelamente à convenção, começa hoje, no mesmo local, a 35ª Feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Supermercados. A mostra, que será inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma solenidade às 11h25, é destinada a empresários e conta com mais de 350 expositores. Os dois eventos prosseguem até quinta-feira (8).

No fim da manhã, o presidente deixa o Centro de Exposições Imigrantes com destino ao Aeroporto de Congonhas. Antes de embarcar para Brasília recebe, às 12h15, o presidente do Conselho Mundial do Grupo HSBC, John Bond.