O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre a Olimpíada do Conhecimento 2005, às 10h30, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, acompanham o presidente.

Promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai-SP), a competição reúne alunos de cursos técnicos e de formação profissional das escolas Senai de todo o país. A fase paulista da disputa começa hoje e vai até a próxima segunda-feira (10).

Na abertura da Olimpíada, Lula receberá de presente um torno. O equipamento foi usado no Curso de Aprendizagem Industrial de Tornearia Mecânica do qual foi aluno pela escola Senai Roberto Simonsen na década de 60. Antes da cerimônia (10 horas), na sala de reuniões do Pavilhão de Exposições do Anhembi, o presidente participa da assinatura de contrato de financiamento entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a empresa Ventos do Sul Energia S/A. Depois, às 13 horas, Lula viaja para Brasília, com chegada prevista às 14h20.