O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu descansar neste Carnaval na restinga de Marambaia, que fica no Rio de Janeiro. No programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula afirmou que aproveitará o recesso para refletir e pensar em tudo que terá que fazer ao longo de 2006.

"Vou descansar porque é momento de muita reflexão, acho que nós tivemos um 2005 muito sofrido e acho que o Brasil superou isso", comentou. "E eu vou pensar muito, porque tem muita coisa para fazer no ano de 2006. Sou muito otimista com 2006."

Embora tenha admitido que "quando tem um feriado prolongado de três ou quatro dias", fique "incomodado de ter tanto tempo para descansar", o presidente enfatizou que momentos como o Carnaval são importantes, "porque a vida das pessoas é dura no Brasil. As pessoas trabalham muito, muito mesmo, e quando têm chance de descansar, têm que descansar". Além de merecer o Carnaval que tem, segundo Lula, o brasileiro "tem o direito de se divertir", mas, ao mesmo tempo, não pode perder a "responsabilidade".