Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (28), em Ouro Branco, Minas Gerais, que a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) deve cair novamente. Lula fez declaração ao discursar para uma platéia de trabalhadores e empresários da Usina de Aço Arthur Bernardes, do Grupo Gerdau. Segundo o presidente, o Brasil vive um "certo momento mágico", porque a economia do país está "sóbria".

"Você viu que a TJLP vai cair outra vez. Você viu que a taxa Selic (taxa básica de juros) está caindo, e isso vai significar aumento de emprego no país, aumento de investimento. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem dinheiro para investir, e nós estamos procurando encontrar outros fundos para que possamos investir em infra-estrutura", disse o presidente.

Amanhã (29), o Conselho Monetário Nacional (CMN) reúne-se para avaliar a cotação da TJLP, que baliza as linhas de crédito do BNDES e está em 8,15% ao ano. A TJLP é definida com base na projeção da inflação dos próximos 12 meses e no nível do risco Brasil.

Em Ouro Branco, Lula destacou ainda o aumento dos investimentos do governo em infra-estrutura e disse que o Século 21 tem de ser do Brasil. "Esse século tem que ser nosso. Não temos por que não transformar esses primeiros anos do Século 21 no Século do Brasil", afirmou.