O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quinta-feira (8) que o encontro que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, terá amanhã (9) em São Paulo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resultará na assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países para intensificar a cooperação no desenvolvimento de biocombustíveis.

O Itamaraty não informou se o presidente Lula abordará a sobretaxa de US$ 0,54 cobrada pelos Estados Unidos por galão de etanol adquirido do Brasil. Para o governo brasileiro, a taxa desestimula a competitividade entre o combustível brasileiro (feito da cana-de-açúcar) e o etanol americano, produzido a partir do milho. Um galão equivale a pouco mais de três litros.

O comércio exterior será outro assunto abordado no encontro entre os chefes de Estado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os presidentes discutirão o andamento das negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio. O G20, grupo de países em desenvolvimento liderado pelo Brasil, cobra das nações desenvolvidas a redução dos subsídios a produtores agrícolas para que os países em desenvolvimento possam exportar mais.

De acordo com o comunicado, Lula e Bush conversarão sobre a reforma das Nações Unidas. O Brasil quer ser incluído como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. O andamento dos grupos de trabalho criados durante a visita de Lula aos Estados Unidos, em 2003, e de Bush ao Brasil, em 2005, também será abordado no encontro.

No plano regional, conforme o Ministério das Relações Exteriores Lula e Bush vão discutir medidas para aumentar as ações de ajuda ao Haiti em áreas como educação, saúde e saneamento.

O encontro entre os dois presidentes ocorrerá s 12h45 no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo. Após a conversa, Lula e Bush devem dar declaração imprensa. Depois de visitar o Brasil, Bush segue para Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.

O Itamaraty também divulgou a programação da visita do presidente George W. Bush ao Brasil. Confira:

Hoje (8) 20h Chegada do presidente George W. Bush ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP)

Amanhã (9) 8h Café da manhã oferecido pelo chanceler Celso Amorim secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, no World Trade Center Hotel, em São Paulo

10h30 Visita de Bush ao terminal da Transpetro em Guarulhos (SP), com declaração imprensa

12h45 Encontro de George W. Bush com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hotel Hilton Morumbi

14h30 Declaração imprensa noHilton Morumbi Partida de Bush do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), horário não-divulgado