O candidato da Coligação Lula Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN), foi o vencedor do debate de ontem (04) na Rede Bandeirantes de Televisão, para a maior parte dos 400 eleitores do Rio e São Paulo entrevistados pelo Instituto Retrato. Com apenas um ponto porcentual a menos, o candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB), ficou em segundo lugar. Lula teve 33,2% e Ciro, 31,1%. Em terceiro, ficou o candidato José Serra (PSDB-PMDB), com 19,9% e, em quarto e último, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (Frente Brasil Esperança), com 7,7%.

Na pergunta sobre quem esteve pior na discussão, 41% dos entrevistados citaram Garotinho. Serra foi apontado como o pior por 24,5%, Ciro, por 16,3%, e Lula, por 11,7%. O levantamento, feita por telefone, logo depois do programa, revela ainda que 25 5% dos telespectadores mudaram de opinião sobre o voto que pretendiam dar para presidente, depois de ver os quatro candidatos juntos.

Para 70,4% dos entrevistados, o debate contribuiu para que conhecessem melhor as propostas dos candidatos. A consulta foi feita pela Retrato para o programa ?Olhar 2002?, da TV Educativa (TVE).