O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje três cidades do litoral catarinense, onde vai inaugurar obras de modernização e ampliação de portos e um terminal pesqueiro e lançar ao mar o primeiro navio de pesca financiado com recursos do governo federal.

Lula chega a Santa Catarina logo de manhã, desembarcando em São Francisco do Sul, primeira parada da comitiva, integrada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. No município com pouco mais de 30 mil habitantes, inspeciona obras que vêm sendo realizadas no porto, como a reforma dos locais de atracação de barcos e os sistemas de segurança que já foram implantados.

No início da tarde segue para Itajaí, onde também vai verificar o andamento das obras de ampliação e melhoramento da infra-estrutura portuária da cidade. Só para a construção da via expressa do porto, readequação do canal e recuperação da estrutura de contenção estão sendo gastos mais de R$ 50 milhões. Ainda em Itajaí, no píer turístico, Lula lança ao mar o primeiro barco de pesca oceânica construído com recursos do Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional (Profrota Pesqueira).

Depois dos compromissos, se desloca para Laguna, última etapa da visita ao estado. No trajeto entre os dois municípios, o avião presidencial sobrevoa o local das obras de retificação e prolongamento do molhe sul do Canal da Barra do Porto de Laguna. Após fazer reconhecimento aéreo, o presidente inaugura a área de recepção de pescado e o Terminal Pesqueiro Público da cidade, considerado um dos maiores do país.

Ainda hoje, Lula deixa Laguna com destino a Florianópolis, onde deve chegar às 19 horas. Da capital catarinense segue para São Paulo, com desembarque previsto para as 21 horas.