O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia visita oficial ao Reino Unido nesta terça-feira (7), quando será recebido em cerimônia de boas-vindas pela rainha Elizabeth II e pelo duque de Edimburgo, às 12h20, no Horse Guards, em Londres. Logo após, segue para o Palácio de Buckingham, onde participa de almoço oferecido pelos soberanos ingleses. Também vai conhecer as peças brasileiras da Coleção Real.

À tarde, Lula visita o Monumento ao Soldado Desconhecido, o túmulo do almirante Thomas Cochrane e a Abadia de Westminster. Na seqüência, acompanhado dos ministros da Fazenda, Antônio Palocci, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, recebe os líderes da Oposição, David Cameron, e do Partido Democrático Liberal, Manzie Campbell. As audiências ocorrem no Palácio de Buckingham, às 17h30 e 17h55, respectivamente.

À noite, o presidente brasileiro e a primeira-dama Marisa Letícia serão homenageados com um banquete oferecido pela rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo. Integram a comitiva presidencial na visita ao Reino Unido, entre outros, os ministros da Fazenda, Antônio Palocci; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Cultura, Gilberto Gil; e da Educação, Fernando Haddad.