O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participam nesta manhã da formatura de 3 mil alunos do programa Brasil Alfabetizado. A solenidade está marcada para as 11 horas, no estádio de futebol Marlindo Duarte Lima, na cidade de Angicos (RN), e reunirá estudantes de 27 municípios do estado.

Os formandos são do projeto Mova-Brasil Petrobras, uma parceria da estatal com a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire. E a solenidade também comemora o segundo aniversário do programa Petrobras Fome Zero.

Em 1963, a cidade de Angicos foi escolhida pelo educador Paulo Freire para aplicar, pela primeira vez, seu método de alfabetização. Segundo o Ministério da Educação, o programa Brasil Alfabetizado deverá chegar neste ano a 2,2 milhões de pessoas, em mais de 4 mil municípios de todo o país. Criado em 2003, o programa já atendeu a cerca de 3,3 milhões de jovens e adultos.

Dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil tem 16 milhões de jovens e adultos analfabetos. E que no Rio Grande do Norte, 23% da população com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever.