O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, há pouco, o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas e seguiu para o Aeroporto de Congonhas, de onde embarcou para Brasília. Ele passará o carnaval descansando na Granja do Torto, em Brasília.

De acordo com nota divulgada pelo Incor, o presidente teve alta às sete horas de hoje, depois de ser submetido a uma cirurgia de retirada de pólipo nasal, na noite de sexta-feira. Segundo a nota, no período de recuperação, o presidente não terá qualquer restrição de hábitos de vida e rotina profissional, usando exclusivamente terapia medicamentosa.

A cirurgia foi realizada pelo otorrinolaringologista Clemente Ribeiro de Almeida e foi acompanhada pelo médio particular do presidente, o cardiologista Roberto Kalil. Ele disse que o presidente vai ganhar maior qualidade de vida porque haverá "melhora substancial na respiração".

Ao sair, o presidente foi questionado como estava e disse: "Está tudo bem". Acompanhado pela primeira-dama Marisa Letícia, Lula estava com um agasalho nas cores do Brasil, semelhante ao usado pelos atletas na última Olimpíada. De acordo com a assessoria do presidente, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) fez uma rápida visita a Lula, hoje de manhã.