O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio de Convenções do Anhembi às 10h30, onde vai fazer a abertura oficial da Olimpíada do Conhecimento 2005. Ao chegar, Lula recebeu aplusos de um grupo de estudantes e cumprimentou alguns deles.

Acompanham o presidente Dona Marisa Letícia, e os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o presidente da Federação das Indústria de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

A olimpíada é um dos três eventos que marcam a Semana Nacional de Tecnologia. Organizada pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai ? SP) a competição tem o objetivo de incentivar o ensino profissional (téncico). Participam da olimpíada 680 estudantes de 69 unidades do Senai, representando 53 áreas tecnológicas. Os participantes terão acompanhamento de 250 técnicos e instrutores do Senai.

A competição se realiza de hoje até o dia 10 e os finalistas vão concorrer com participantes de outros estados. Os vencedores da disputa nacional vão representar o Brasil na cidade de Shizuoka, no Japão, na Olimpíada Internacional, prevista para 2007.