Pelo menos 300 pessoas, entre artistas, cientistas e intelectuais devem participar na quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, do lançamento de um manifesto de apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro, batizado pela cúpula petista de ?A imaginação a serviço do Brasil?, servirá, segundo o porta-voz da campanha, André Singer, para que Lula ouça dos representantes dos diferentes setores quais são os principais problemas de suas áreas e possa, a partir dos relatos, assumir compromissos.

Entre os que já confirmaram presença, estão os músicos Chico Buarque, Luiz Melodia, Hebert Vianna, Samuel Rosa, Marcelo Yuka; as atrizes Cássia Kiss, Cláudia Abreu, Renata Sorah, Letícia Sabatella, Alessandra Negrini; o professor de economia José Luís Fiori, os juristas Márcio Thomaz Bastos e Evandro Lins e Silva, o teatrólogo José Celso Martinez Corrêa, além de Ziraldo, Frei Betto e outros.

Nas palavras de Singer, o encontro será mais do que uma declaração de apoio à candidatura petista. ?É mais do que uma declaração de apoio. O enfoque é colocar a imaginação a serviço de um novo projeto nacional.? O encontro será realizado na Churrascaria Rio?s, no Aterro do Flamengo, entre 14h30 e 18h30. A idéia é que seis oradores, representantes de diferentes áreas, segundo o porta-voz da campanha petista, tracem um panorama de seus respectivos setores.

Ao final do evento, segundo Singer, Lula vai apresentar algumas de suas propostas que estarão presentes nos cadernos temáticos – sobre cultura e ciência e tecnologia – a serem lançados no próximo mês pelo PT.

Também na quinta-feira (29) no Rio, Lula participa do lançamento do livro escrito sobre ele pelo cientista político Cândido Mendes. Trata-se de uma coletânea de ensaios sobre o candidato intitulada ?Lula Além do Voto?.