O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na segunda-feira (19), no Palácio do Planalto, o presidente da Áustria, Heinz Fischer, que fica no Brasil até terça-feira (20). Segundo o Itamaraty, a visita de Fischer ao Brasil é a primeira de um chefe de Estado austríaco a país da América do Sul.

O presidente austríaco chega ao Brasil amanhã (18), acompanhado por uma missão empresarial. Segundo o Itamaraty, desde o início da década, empresários e investidores austríacos escolheram o Brasil como principal parceiro econômico na região. O Brasil absorve 40% de todo comércio que a Áustria realiza com os países da América Latina e capta a maior parte dos investimentos austríacos na região.

Durante a visita de Fischer ao Brasil, serão assinados dois memorandos de entendimentos: o primeiro, na área de cooperação técnica, cujo texto prevê a realização de projetos de cooperação conjunta em países africanos de língua portuguesa; o segundo, de cooperação entre as academias diplomáticas dos dois países.

De Brasília, o presidente austríaco segue para São Paulo, onde na terça-feira será recebido pelo governador Geraldo Alckmin e visitará a sede da Cosipa em Cubatão, empresa com forte participação da siderúrgica Voest Alpine. Fischer também participa, na sede da Federação das Indústrias de são Paulo (Fiesp), de fórum econômico entre representantes das câmaras de Comércio dos dois países, ocasião em que será assinado um memorando de entendimentos.