O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, na próxima terça-feira (7),uma visita a quatro países africanos – Argélia, Benin, Botswana e África do Sul. Será a sua quinta viagem ao continente africano, onde manterá encontros com autoridades dos três primeiros países para firmar acordos, especialmente nas áreas de agricultura, saúde e educação.

Na África do Sul, Lula participará da Cúpula da Governança Progressista, marcada para os dias 11 e 12 próximos. De acordo com informações do Itamaraty, o encontro foi convocado pelo presidente Thabo Mbeki, mas Lula pretende aproveitar a presença de alguns chefes de estado de países desenvolvidos e em desenvolvimento na África do Sul para discutir os entraves ao avanço das negociações comerciais no âmbito da Rodada de Doha.

De acordo com balanço apresentado pelo Itamaraty, Lula completará, com esta viagem, um total de 17 visitas a países africanos. O embaixador Pedro Motta disse que não está descartada a possibilidade de Lula realizar nova viagem à África até o fim de seu mandato.