Brasília – No Dia Nacional de Combate à Psoríase, médicos foram hoje (29) às ruas de várias capitais do país para informar a população sobre a doença. Psoríase é uma doença crônica de pele ? não contagiosa ? que se manifesta por meio de lesões avermelhadas, com descamação branca. Segundo a Associação Brasiliense de Psoríase (Abrapse), mais de 5 milhões de pessoas têm a doença no Brasil.

"No Distrito Federal pelo menos 50 mil pessoas são portadoras de psoríase. Em compensação, pelo menos 500 mil pessoas que moram aqui nunca ouviram essa palavra", disse o presidente da Abrapse, Haroldo Feitosa. Em Brasília, médicos e portadores da doença foram ao Parque Sarah Kubitschek distribuir panfletos e orientar a população. "Em função da falta de informação, é grande o preconceito, Por isso, o lema da campanha é Você sabe o que é Psoríase??", explicou Feitosa.

A doença é hereditária e pode se manifestar em qualquer fase da vida. As lesões, que são freqüentes nas regiões do joelho e do cotovelo, podem provocar coceira e dor. "Psoríase não passa de uma pessoa para outra. Não é uma doença contagiosa", ressaltou o presidente da Abrapse. De acordo com a Associação, no mundo, cerca de 125 milhões de pessoas sofrem da doença.