A área de Operação e manutenção de usinas da Copel recebeu a certificação ISO 9001:2000 pelos processos de operação e manutenção das 18 usinas da estatal. O certificado atesta a confiabilidade dos serviços e a alta tecnologia utilizada no gerenciamento das tarefas. A Copel é a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a passar por esse tipo avaliação tanto pela abrangência de todas as suas plantas de geração quanto pelos itens avaliados.

A área certificada com a ISO é responsável pela geração de 5.200 MW de potência (4.500 da Copel e 700 MW de outras três empresas) e conta com 452 empregados espalhados por suas plantas em todo o Estado. Quase toda a potência instalada, 99%, é operada remotamente através do Centro de Operação da Geração, em Curitiba.

Para chegar à certificação, as equipes de Operação e Manutenção da área geração da Copel passaram por intenso trabalho iniciado em 2001 e que contou com o apoio da Fundação Certi ? Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, como consultora. ?Inicialmente faríamos a certificação de uma única usina, mas já que estávamos iniciando um trabalho tão grande como esse, estendemos para os processos de todas as nossas unidades geradoras?, informa Romano Laslowski, superintendente de operação e manutenção de usinas da Copel. A certificação foi feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A qualidade é certificada a partir da constatação de que os processos estão em conformidade com os níveis ideais para cada tipo de trabalho. ?Os auditores chegaram a entrar nas turbinas num trabalho de manutenção para atestar que estávamos fazendo exatamente aquilo que planejamos?, exemplifica Romano. O check-list incluiu desde a verificação do material até o treinamento que os empregados receberam para exercer suas atividades com segurança e dentro das normas exigidas.

As equipes passaram por duas auditorias, uma da própria Copel e outra da empresa certificadora que concedeu o título. O próximo passo é a manutenção da certificação que deverá, a cada seis meses, ser renovada perante a comprovação de que os mesmos níveis de qualidade continuam sendo seguidos e respeitados.