O secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Marcos Mazoni, destacou a importância do Paraná sediar O Fórum Gnome, que se realiza nos dias 11 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu. “Estamos muito felizes em ter o I Forum Gnome no estado do Paraná, onde usamos Gnome nas escolas. Nós esperamos que, com este Fórum, as pessoas possam conhecer este importante projeto internacional”.

O evento reúne personalidades mundiais em software livre que discutirão a expansão do desktop Gnome e sua utilização nos diversos setores da sociedade. Nos dois dias de atividades propostas acontecerão palestras de renome com Jon “Maddog” Hall ? Linux Internacional EUA, Timothy Ney ? Gnome Foundation EUA, Federico Quintero ? Novell México, German Poó Caamano ? Gnome Chile e Sergio Amadeu ? ITI Brasil.

A programação traz ainda treinamento para estudantes e desenvolvedores que queiram aprimorar seu conhecimento nesse ambiente operacional livre, além de apresentar experiências realizadas na China, Índia, Alemanha e Brasil como é o caso do telecentro de São Paulo. O I Fórum Gnome acontece com apoio e em paralelo a Latinware ? Conferência Latina Americana de Software Livre no Hotel Rafain Palace em Foz do Iguaçu.

O Gnome é um ambiente operacional livre e tem como princípio oferecer programas de fácil utilização onde o usuário possa ter um excelente controle em sua área de trabalho. Documentado em centenas de idiomas, é desenvolvido por uma comunidade mundial de profissionais e voluntários organizados na Gnome Foundation e apoiado por empresas importantes do setor como HP, IBM, Novell e Red Hat.

No continente europeu o Gnome também será discutido na mesma data em no Brasil. Organizado pela Gnome Espanha, em conjunto com grupos de usuários, o Encuentro Gnome acontece na Universidade Rey Juan Carlos e pretende discutir diversos temas relacionados a esse importante sistema operacional. É a primeira vez que o Gnome é tema de dois encontros envolvendo tantos países simultaneamente, o que demonstra o crescimento do software livre e os grandes resultados alcançados pelo Gnome.

O presidente da Gnome Foundation, Timothy Ney, reforça a importância desses encontros, segundo ele “A simbologia deste I Fórum Gnome na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina é muito importante. Além disso, durante os mesmos dias estará ocorrendo um evento do Gnome em Madrid, Espanha.