O Ministério da Educação abriu 100 mil novas vagas para contratos com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

As instituições particulares de ensino superior que querem participar do Fies têm entre os dias 3 e 9 de outubro para se inscrever no programa. Já os alunos que querem o financiamento de 50% das mensalidades vão ter entre os dias 10 e 28 de outubro para fazer a inscrição.

O diretor do departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Carneiro, disse que esse é o maior número de contratos já oferecidos. Segundo ele, o Fies é uma vantagem para as faculdades e para os alunos.

"Esses 50% são importantes para muitos estudantes que não teriam condições de custear a educação superior, não ficando inadimplentes e concluir o curso. Pelo lado das instituições também é importante porque garante a permanência dos estudantes nas instituições, evita inadimplência e abandono."

Os alunos que já participam do Fies tem até o dia 7 de outubro para renovar o contrato, caso contrário o financiamento será cancelado.

A inscrição, tanto das instituições de ensino quanto dos estudantes devem ser feitas no site www3.caixa.gov.br/fies.