O Ministério da Educação vai realizar o primeiro levantamento nacional do transporte escolar. Os prefeitos devem enviar ao Ministério da Educação relatório sobre a situação do transporte escolar em sua cidade. O relatório também pode ser preenchido e enviado pela internet utilizando as páginas do FNDE no endereço www.fnde.gov.br ou do INEP no www.inep.gov.br.

O documento foi enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto com a cartilha que traz informações sobre o programa nacional de apoio ao transporte escolar, além de formulário com prestação de contas que deve ser preenchido no ano que vem.

O diretor de Programas e Projetos Educacionais, Luís Silveira Rangel, explica a importância do levantamento."Na verdade, o que a gente está buscando neste levantamento é aprofundar um trabalho que o Inep havia iniciado em 2003 para obter mais informações sobre custos, idade da frota, tipo de veículo utilizado. Como os estados e municípios estão gastando os recursos do transporte escolar, se está terceirizando o serviço ou aplicando em frota própria. Depois de concluída a pesquisa, vamos definir políticas de apoio para estados e municípios desenvolverem melhor o serviço", afirma o diretor.

Os dados sobre o levantamento nacional do transporte escolar serão utilizados para definir as ações no ano letivo de 2006.