O Mercado Municipal de Curitiba vai comemorar com festa a chegada da primavera. Com o nome de Mercado Matsuri, a festa vai reunir, de 22 de setembro a 02 de outubro, manifestações artísticas e culturais relacionadas à imigração japonesa. A festa da primavera é organizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal (ACESME) com apoio da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba.

Durante a semana serão realizadas exposições de mangá, velas e bambus, origamis e kirigami, ikebana, apresentações de tambores taiko, contos orientais, artes marciais, dança folclórica japonesa e degustação de sahimi.

"O Mercado Matsuri é a primeira de uma série de outras propostas que pretendem valorizar, através de atrações, as etnias que compõem a cultura paranaense", afirma o secretário municipal do Abastecimento, Antonio Poloni.

Interessados em participar das oficinas de origami e mangá devem entrar em contato com a Acesme pelo telefone 41- 3363.3764 ou por ascesme@mercadomunicipal.com.br.

O Mercado Matsuri faz alusão à tradicional Haru Matsuri – Festa da Primavera – em reverência às flores, recriada pela comunidade nipo-brasileira em 1991. A festa revive o episódio da história da presença japonesa em Curitiba.