No próximo dia 12, Curitiba estará recebendo novamente a visita ilustre do Mestre DeRose, decodificador mundial do Swásthya Yôga e fundador da Universidade de Yôga. Ele estará na cidade por uma iniciativa da Unidade Mercês, na qual irá ministrar o curso Karma e Dharma ? Transforme a sua vida.

No curso você terá oportunidade de compreender melhor os conceitos de karma e dharma e como, a partir deles, pode transformar sua vida. O dharma é a lei dos homens, a lei da sociedade. A palavra karma provém da raiz kr, agir, que deu origem ao termos karma, ação. Karma é uma lei natural, como a lei da gravidade. Essa é a visão que o Yôga mais antigo, de fundamentação Niríshwarasámkhya, tem do karma.

A visão espiritualista surge mais tarde e é reforçada na mesma medida em que a filosofia Vêdánta torna-se mais popular, a partir do século VIII d.C. Mais tarde, o conceito de karma é importado pelo Ocidente e cristianizado, ou seja, é feita uma releitura com base nos princípios cristãos de culpa e pecado. O karma deixa de ser uma lei que está fora e além do bem e do mal, para tornar-se algo com conotação negativa, que se deve pagar com sofrimento.

Se conhecermos os mecanismos que regem o dharma e o karma, teremos quase total domínio sobre a nossa vida e o nosso destino. Aliás, podemos definir karma como um destino maleável, que modificamos a cada minuto em virtude das nossas ações, palavras e pensamentos. Estamos o tempo todo a tecer nosso futuro imediato e distante.

O curso será ministrado no próximo sábado, dia 12, na Unidade Mercês, a partir das 15h. Na sexta-feira, dia 11, acontecerá na livraria Saraiva do Shopping Cristal uma noite de autógrafos sobre a obra do Mestre com a presença deste, a partir das 19h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 339.3586 ou 3023.7905. A Unidade Mercês fica na rua Júlia Wanderley, 53, Mercês.