O México está interessado em organizar a Copa América em 2008, "apesar de ser um ano atípico", disse o presidente da Federação Mexicana de Futebol, Julio Compeán à agência de notícias Associated Press.

Compeán disse já ter informado a direção da Conmebol sobre o desejo de seu país organizar o torneio de seleções mais antigo do mundo um ano antes do programado pelo calendário da entidade.

Segundo ele, 2008 "é um ano mais conveniente devido ao apertado calendário", disse Compeán, que está em Caracas para acompanhar amanhã o sorteio dos grupos da Copa América da Venezuela.

"Em 2009 haverá Copa das Confederações da Fifa e Copa Ouro, da Concacaf, além de jogos das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. O ano de 2008 seria atípico, pois estaríamos organizando a competição em anos consecutivos, mas é sempre necessário fazer mudanças", disse.

"A Copa América da Venezuela fechará um ciclo – iniciado em 1987 – em que todos os países que disputam a competição a terão organizado, e um novo ciclo será aberto com a realização na Argentina, mas o senhor Julio Grondona (presidente da Associação de Futebol da Argentina) nos deu seu consentimento para que o México organize a competição antes de seu país.

Compeán disse que caso a Conmebol não aceite realizar outro torneio no ano que vem, espera conseguir organizar a competição em 2011. O dirigente assegurou que o México dispõe da infra-estrutura necessária para receber o torneio, incluindo estádios e hotéis.

"Nós estamos buscando algo diferente. Se conseguirmos, será ótimo", disse. "Se não conseguirmos, teremos de aguardar quando for possível.

Após seis participações na Copa América, o México é um candidato real a receber a competição.

"O México é um participante permanente. Até agora, o torneio vem sendo disputado nos dez países da América do Sul, e organizá-lo no México seria uma novidade", disse o vice-presidente da Conmebol, o uruguaio Eugenio Figueredo.

O Comitê Executivo da Conmebol se reuniu hoje para preparar o calendário das Eliminatórias da Copa da África do Sul e para discutir onde será disputada a 43ª edição da Copa América.