A Mineropar e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) realizam na quinta-feira (4) e no dia seguinte a Oficina de Trabalho ?Passivos Ambientais em Pontos de Distribuição de Combustíveis?, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento, no Complexo Santa Cândida, em Curitiba.

Segundo o diretor presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, o Paraná é um dos poucos estados que estão preparando seus técnicos para enfrentar os problemas gerados pelo vazamento de combustíveis líquidos no meio ambiente, e a sugerir ações de correção em áreas já contaminadas.

?A oficina deverá contribuir para o entendimento geral das responsabilidades e consequências decorrentes da poluição de solos e água, muitas vezes causados por puro desconhecimento e até negligência?, explica a geóloga da Mineropar, Kátia Siedlecki.

A abertura do evento será no dia 3, às 19h, no Mabu Hotel, e terá as participações do secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida; do secretário da Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul, Virgílio Moreira Filho; do presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni; do presidente do IAP, Rasca Rodrigues, e do promotor público Saint?Clair Honorato Santos.

O evento é aberto ao público e visa reunir agentes da iniciativa privada, especialistas na área, representantes de órgãos ambientais, empresas do setor, técnicos prestadores de serviço e demais interessados em uma ampla discussão sobre a questão de contaminação por derivados de petróleo.

De acordo com a geóloga da Mineropar, a questão não é nova mas, como só agora esses problemas estão sendo tratados legalmente, há muitas dúvidas que deverão ser debatidas e esclarecidas.

Na programação constam vários temas, entre eles, ?Hidrocarboneto: Classificação, Toxicidade e Comportamento?; ?A Dificuldade do Licenciamento de Postos de Combustíveis e a Co-responsabilidade Sindical?; ?Aspectos Legais de Passivos Ambientais? e ?Ações Corretivas baseadas no Risco (ACBR) para Gerenciamento Ambiental em Áreas Contaminadas por Composto Orgânico?. No encerramento, dia 5, será realizada uma mesa redonda sobre o ?Estado da Arte da Implantação da Resolução Conama 273/2000 nos Estados do Sul do Brasil?.

Serviço
Data: 3/07/2005
Horário: 19h (abertura)
Local: Mabu Hotel, do lado da Praça Santos Andrade
Oficina
Data: 4 e 5/07/2005
Horário: das 8h30 às 17h (os dois dias, com intervalo para o almoço)
Local: auditório da Secretaria de Estado de Planejamento
Endereço: Rua Máximo João Kopp, 274, Bairro Santa Cândida, Curitiba
Telefone: (41) 3351-6943