O governo federal quer atualizar todos os dados de entidades que representam trabalhadores e empregados no país. A idéia, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego é criar um banco de dados com informações atualizadas dessas entidades.

De acordo com coordenadora geral de Relações do Trabalho do ministério, Isabele Jacob, um cadastro atualizado permite acesso mais fácil às entidades. "Desta maneira, qualquer pessoa interessada em saber onde ou quem são os representantes de uma determinada categoria poderão ter acesso rápido, de forma eficiente via internet ou por meio do anuário", afirmou.

De acordo com o ministério, 8,3 mil sindicatos, 420 federações e 28 confederações já fizeram a atualização. A previsão e que até o final do ano as 10 mil entidades estejam cadastradas. Até o dia 30 deste mês, os dados deverão ser enviados para que a atualização conste do Anuário Estatístico das Entidades Sindicais, que será lançado em março de 2006.

As entidades sindicais devem preencher um formulário disponível na internet no endereço www.mte.gov.br. Depois disso, o sistema emitirá uma solicitação de atualização, que deverá ser entregue juntamente com uma cópia do estatuto social da entidade nas delegacias ou nas subdelegacias do Trabalho da região em que estiver registrada.