Rio de Janeiro – O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, apresentou nesta terça-feira (24) proposta de criação de um fundo que financie  a melhoria de atendimento e de infra-estrutura para turistas nos postos das fronteiras dos países do Mercosul. Mares Guia participou, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, da abertura da 3ª Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul.

O novo  tema será  avaliado em conjunto, nesta e em outras rodadas de discussão, pelos ministros do Turismo do Brasil,  Argentina, Paraguai e Uruguai, que estão reunidos para sugerir ações e  analisar os avanços conseguidos em relação a encontros anteriores.

A reunião dos ministros, realizada paralelamente à 42ª  Reunião Especializada de Turismo (RET) do bloco que, durante esta semana, vai analisar os resultados alcançados pelos projetos anteriormente aprovados, como o de concertação de fronteiras; transporte aéreo, entrada da Venezuela no Mercosul, orçamento para cooperação técnica nos países-membros e rodovias do Mercosul.

O Brasil vai apresentar na reunião as ações programadas para o 3º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo pela Paz e Desenvolvimento Sustentável ?2006, em novembro, em Porto Alegre.

Um dos destaques contempla a exploração  sexual de crianças e adolescentes, como a criação de um curso para agentes públicos de todos os países da América do Sul sobre políticas de prevenção desse tipo de crime.