Ampliar novos mercados para as pequenas e médias empresas industriais paranaenses. Com este propósito o governador Roberto Requião parte na próxima semana acompanhado de empresários paranaenses para a França para inaugurar a Semana do Paraná em Paris, de 8 a 16 de outubro.

Tendo em vista o fato de 2005 ser o Ano do Brasil na França, o Governo Estadual e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vão apresentar o potencial paranaense ao público francês. ?Estamos levando nossas indústrias para rodadas de negócios de diversos setores com empresários franceses e europeus, além de divulgar a cultura e o turismo do Estado?, afirmou o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho.

Em 2004, o Paraná exportou para a França cerca de US$ 425 milhões contra cerca de US$ 236 milhões exportados em 2003, um aumento de 80%. O número de empresas exportadoras teve um acréscimo de 30%, passando de 137 em 2003 para 179 em 2004. O número de produtos exportados para a França subiu de 144 em 2003 para 162 em 2004, com 12,5% de incremento na pauta.

Segundo o coordenador estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, esta missão à França trará grande aumento de intercâmbio comercial e tecnológico entre o mercado paranaense e o francês. ?Vamos otimizar investimentos, parcerias e joint ventures, incrementando ainda mais o número de empresas integradas neste intercâmbio e também no número de produtos comercializados?, disse.