Guardar um dinheirinho antes de abrir um negócio não é apenas necessário – pode influenciar diretamente os resultados iniciais da empresa. Uma pesquisa do Sebrae mostrou que, nas regiões onde mais se investe na abertura de empresas, os resultados tendem a ser melhores.

Em média, os empresários brasileiros investem R$ 64 mil reais para montar seu negócio formal. A região onde este valor é mais alto é no Centro-Oeste, onde a média é de R$ 73 mil por empresa. Em seguida aparecem o Sul (R$ 68 mil) e o Sudeste (R$ 63 mil). Os melhores faturamentos também estão nestas regiões, porém Sudeste e Centro-Oeste invertem posições.

?Isso acontece porque no Centro-Oeste há maior concentração de agronegócios, que exigem muito investimento em terreno e maquinário, para ter retorno só a longo prazo?, explica a coordenadora da pesquisa do Sebrae, Magali Albuquerque. ?Já no Sudeste há mais empresas de tecnologia, que conseguem começar com menor investimento, porém com resultados mais rápidos.

Ela disse que o valor médio de investimento pode ser considerado robusto para uma pequena empresa. ?Entre estes empreendedores formalizados, apenas 16,7% começaram o negócio por pura necessidade. Os demais haviam economizado e planejado o negócio – o que explica o valor bem razoável.?

Magali destaca, porém, que mais importante do que o valor investido é o plano de negócios. ?Não adianta investir todo o dinheiro da família em um negócio feito de improviso. Sem planejamento, a empresa vai quebrar mais cedo ou mais tarde.

O empresário José Augusto da Silva, do Rio de Janeiro, lembra exatamente quanto investiu para criar, em 1988, a empresa de tecnologia Pipeway: R$ 42 mil. ?Eu era pesquisador da PUC e vi um nicho de mercado para algumas tecnologias que pesquisávamos.? Hoje a Pipeway desenvolve dispositivos que percorrem os dutos de petróleo para identificar amassados ou rachaduras, evitando acidentes. ?Começamos com três pessoas. Hoje somos 34 e exportamos para toda a América.? A Pipeway faturou R$ 4,5 milhões em 2005 – mais de cem vezes o valor do investimento inicial.

Paulo Veras, diretor geral do instituto Empreender Endeavor, também avalia que o sucesso da empresa está ligado ao planejamento. ?Quando vai investir uma quantia alta, o empreendedor quer que dê certo e planeja mais. Esse é um motivo para que essas empresas tenham melhor faturamento.

Veras diz que não é difícil fazer um plano de negócios – e descobrir qual a quantia a investir na empresa. ?O empreendedor precisa calcular quanto será necessário comprar de matéria-prima equipamentos, aluguel, contas de água, luz, telefone e salários dos funcionários. Com o dinheiro que tem, analisa quanto tempo consegue sustentar esta estrutura.? Veras diz que um erro comum é esquecer que é preciso um dinheiro extra para o empresário manter a própria casa.

Para o diretor, ?com planejamento bem feito e boa execução, a empresa crescerá. Especialmente se criar um modelo que gere fluxo de caixa o bastante para se manter,? diz Veras. ?E não entrará na estatística de que 50% das empresas morre antes de dois anos.?