O representante sul americano da Motion Picture Association, Steve Solot, ofereceu nesta semana ao governador Roberto Requião apoio para treinar profissionais de cinema na Escola Superior Sul Americana de Cinema e Televisão que está sendo implantada em Curitiba.

A entidade tem como membros as principais organizações do setor de entretenimento, entre elas a Buena Vista Internacional, a Columbia Tri-Star Filme, a Metro Goldwyn-Mayer, a Paramount Pictures Corporation, a Twentieth Century Fox, a Warner Bros e a Universal International Films.

?Cumprimento-o pela escolha de uma profissional tão conhecida e capaz nas áreas de cinema e do setor audiovisual?, afirmou Solot em correspondência ao governador, numa referência à atriz e produtora Ittala Nandi, que coordenará a implantação da escola no Parque Newton Freire Maia.

A parte didática pedagógica do projeto está a cargo da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), uma das instituições de ensino superior vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Elogios

O elogio da Motion Picture pela iniciativa do Governo do Paraná não foi o único, veio somar com o entusiasmo da classe artística brasileira e com os cumprimentos de organizações mundiais de formação de artistas e técnicos e também de lideranças políticas do país. O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. ?A escola é uma iniciativa de grande relevância para a integração cultural latino-americana que tanto almejamos?, destacou.

O secretário do Ministério da Cultura, Orlando Senna, também, elogiou a iniciativa em correspondência enviada ao governador. ?A escola se consolidará, com certeza, como uma referência crítica e da produção audiovisual no país?, disse num ofício ao Palácio Iguaçu.

O investimento público em projetos na área da cultura, salientou Senna, é sem dúvida um caminho seguro para o desenvolvimento do país. O secretário do Ministério da Cultura também saudou Requião pela escolha da atriz Ittala Nandi para coordenar o projeto.

Sindicato dos Artistas

Já o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro, o ator Stepan Nercessian, acrescentou: ?É um motivo de satisfação saber da preocupação do Estado do Paraná para com a formação dos profissionais de artistas e técnicos para cinema e televisão?.

Nercesian disse também que ficou duplamente feliz porque o governo do Estado convidou a atriz Ittala Nandi para coordenador o projeto. ?Italla, além de ser uma das mais importantes e consagradas atrizes dos nossos palcos, é educadora de primeira linha?.

A entidade italiana Fondazione Europea per la Divulgazione dei Valore Umano, através de seu presidente, Craxi Antonio, parabenizou o governador Roberto Requião pela ?criação de uma escola que se propõe a ensinar aos jovens os importantes meios de comunicação, a cultura dos valores humanos, que são os principais fundamentos da educação em todos os campos do saber?.

Características

O projeto da Escola Superior Sul Americana de Cinema, Vídeo e Televisão será coordenado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). O curso ofertado pela escola pública será de graduação, com carga horária de 2.800 horas, 600 delas dedicadas a estágios e atividades complementares.

Segundo a diretora da FAP, Maria Emília Possani os alunos participarão de festivais nacionais de cinema e de cursos de produção de curta duração ministrados por cineastas brasileiros, como Rui Guerra, já convidado pela faculdade.