Discriminação de raça no acesso ao emprego e no curso da relação de trabalho é o tema da Audiência Pública que será realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná amanhã, dia 13. Mais de 700 lojas localizadas em shopping centers de Curitiba foram convocadas para o evento.

É a primeira Audiência Pública sobre discriminação racial no emprego que o MPT realiza no Estado. Outras audiências com o mesmo tema já estão marcadas em Ponta Grossa, Londrina e Foz do Iguaçu. Com as audiências, o MPT tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre esse tipo de discriminação que, ainda, está bem presente na sociedade brasileira.

As estatísticas são claras. A revista Afirmativa Plural (Ano 1- nº5 ? Afrobras) destaca a última Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apresenta a situação dos brancos e dos pretos e pardos em relação ao mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, em março de 2004, havia cerca de 18,5 milhões de pessoas ocupadas nas seis regiões metropolitanas investigadas, das quais 58% eram brancas e 40,8% pretas e pardas. Também, foi verificada a discriminação nas empresas. Em cargos de diretoria o índice de participação de negros é de apenas 1,8% e de supervisão, 13,5%. Os rendimentos também confirmam a discriminação de raça.

Até dois salários mínimos por mês, 63,9% são pretos e pardos. Na faixa de 10 salário, apenas 1,7% são pretos ou pardos e 10,6% são brancos. Estes são apenas alguns exemplos entre muitos. A Audiência Pública, que será presidida pela Procuradora do Trabalho, Vanessa Bozza, vai discutir as várias formas de discriminação na relação de trabalho e orientar a sociedade sobre as práticas que assegurem a plena cidadania do trabalhador.

O Procurador do Trabalho Ricardo Tadeu da Fonseca fará uma exposição sobre o tema. Estarão presentes Procuradores do Núcleo de Discriminação do MPT; a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Wanda Santi Cardoso; e, representantes do Movimento Negro, do Ministério do Trabalho, da OAB-PR e da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná.

O evento acontece amanhã a partir das 14 horas no Auditório do Canal da Música na R. Júlio Perneta, 695, Mercês.