Um grupo com cerca de 75 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) invadiu na madrugada de hoje (22) a Fazenda São Pedro, de 396 alqueires, em Barbosa Ferraz, a 440 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná. De acordo com a Polícia Militar, o clima é tranqüilo na sede da propriedade onde os sem-terra fixaram-se. O proprietário Carlos Consone Gomes prepara a documentação para dar entrada no pedido de reintegração de posse. Os sem-terra pressionam pela desapropriação das terras para que sejam assentados.

Segundo o sargento Marco Antonio, comandante da PM no município, os sem-terra não estão impedindo as atividades na propriedade, onde predomina a criação de gado. Uma parte está arrendada para agricultura e cerca de 100 alqueires são de mata nativa.

A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que a Fazenda São Pedro não foi vistoriada e não está no cadastro de passíveis de desapropriação. Mesmo assim, o proprietário deveria ser procurado. A assessoria do MST não foi encontrada para comentar a ocupação.