Os políticos da Califórnia aprovaram nesta sexta-feira uma legislação que pode tornar o estado um dos únicos dos Estados Unidos a garantir aos pacientes com doenças terminais o direito de terminar com suas vidas, com a supervisão de um médico.

A medida, conhecida como, “End of Life Options Act” (Ato pelas Opções de Fim da Vida, em tradução livre para o português) foi aprovada no Senado da Califórnia com 23 votos a favor e 14 contra. Agora, a legislação deve se encaminhar para o governador Jerry Brown, do Partido Democrata, que não indicou se aprovará a medida ou não.

“Sinto orgulho de fazer parte deste momento histórico”, disse o senador Lois Wolk. “Nós escutamos todas as partes – pacientes e seus familiares, profissionais do setor de saúde e aqueles que já passaram pela experiência em outros estados nos quais essa política está funcionando bem, sem abusos”, comentou.

Se a legislação tornar-se lei, a Califórnia será o quarto estado norte-americanoo, junto de Oregon, Vermont e Washington, a aprovar leis similares que permitem a prática da eutanásia.

Fonte: Dow Jones Newswires.