O vice-presidente americano Dick Cheney desembarcou neste sábado (22) em Jerusalém na primeira parte de seu fim de semana de Páscoa em Israel e na Cisjordânia. Ele espera levar Israel e os palestinos a uma continuidade em suas promessas para tentar entrar em um acordo de paz antes de o presidente George Bush deixar a Casa Branca em janeiro.

Cheney irá se encontrar hoje com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert. Sua visita faz parte da estratégia americana de pressionar os dois lados para que concordem com uma agenda de discussão sobre a paz. Além do encontro com líderes israelenses e palestinos, Cheney planeja participar de uma cerimônia pascal amanhã em Jerusalém. Depois da cerimônia, o vice-presidente segue para Ramallah, na Cisjordânia, para conversar com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

A visita de Cheney prepara o terreno para a viagem de Bush, agendada para maio, durante as comemorações do sexagésimo aniversário da criação do Estado de Israel. Na agenda de Cheney estão discussões que envolvem maneiras de dar continuidade ao processo de paz entre Israel e Palestina e o direito de Israel de se defender contra o terrorismo e proteger seus cidadãos.