China e Taiwan darão início a um programa de testes para permitir que turistas chineses de algumas cidades visitem Taiwan sozinhos, noticiou hoje a agência de notícias Xinhua, citando Wang Xi, diretor do Escritório Chinês de Assuntos sobre Taiwan.

O programa de testes é o mais recente sinal de relações melhores e laços econômicos mais próximos entre os dois países desde a eleição do atual presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, em 2008.

Cidadãos chineses têm recebido permissão para visitar Taiwan desde julho de 2008, mas apenas em grupos, e não individualmente.

Moradores de Pequim, Xangai e Xiamen poderão visitar Taiwan, de acordo com a primeira etapa do programa, disse a Xinhua.

A permissão de viagens por turistas sozinhos pode elevar a receita de Taiwan com o turismo em US$ 307 milhões dentro de seis meses, disse a agência.

Em uma reunião em Xiamen, os dois países concordaram em ampliar o número de voos entre a China e Taiwan em mais de 50%, para 558 por semana, completou Xinhua. As informações são da Dow Jones.