A Colômbia e os Estados Unidos fecharam o acordo militar que permitirá aos EUA o uso de bases colombianas por militares norte-americanos. A informação partiu do site do jornal colombiano El Tiempo, de Bogotá, na noite desta sexta-feira, citando um documento da chancelaria da Colômbia. Não se conhecem muitos detalhes do acordo que foi fechado e o documento, reconhece o governo colombiano, ainda não foi assinado.

Segundo o El Tiempo, ambos os países trabalham agora em detalhes do acordo, que deverá ser anunciado neste final de semana. O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia divulgou o seguinte comunicado na sua página na internet na noite de hoje:

“O governo da Colômbia informa que no dia de hoje se encerraram as negociações do acordo em matéria de Cooperação e Assistência Técnica na Defesa e Segurança entre os governos da Colômbia e dos Estados Unidos. Tal acordo reafirma o compromisso das partes na luta contra o narcotráfico e o terrorismo. O texto acertado passa agora por uma revisão técnica nas instâncias governamentais de cada país para a sua posterior assinatura”.