Uma grande enchente, rara no período de inverno dos EUA, atingiu partes do Rio Mississippi na terça-feira e ultrapassou diques perto da cidade de St. Louis, colocando em risco centenas de casas e forçando o fechamento de duas rodovias interestaduais.

Fortes chuvas provocadas pelo sistema de tempestades que devastou cidades no Texas durante o fim de semana fizeram os rios subirem para níveis incomuns em regiões do Missouri e de Illinois mais acostumadas com inundações na primavera, quando a neve do inverno derrete.

Pelo menos 18 pessoas morreram em consequência das inundações, que deverão persistir durante a próxima semana e seguir para o Arkansas e o Mississippi.

Na terça-feira equipes de defesa colocaram sacos de areia ao longo do Rio Mississippi, que pode alagar os arredores de St. Louis nesta semana e chegar a níveis atingidos apenas uma vez, em uma inundação histórica em 1993, de acordo com informações do Serviço Nacional de Clima. A Guarda Costeira fechou uma parte do rio para todos os tipos de embarcações por causa do alto nível das águas e de correntezas fortes.

“Haverá muitas perdas de propriedades e em muitas áreas será uma enchente recorde”, disse Mark Fuchs, hidrologista do Serviço Nacional de Clima em St. Louis.

O prefeito de West Alton, perto de St. Louis, ordenou que os 520 moradores deixassem o vilarejo depois de um dique se romper. Outras comunidades também se apressam para tentar conter a inundação. Em Kimmswick, voluntários e internos de uma unidade corretiva local estão ajudando a colocar sacos de areias para proteger a cidade. Fonte: Dow Jones Newswires.