Dezenas de vilarejos foram atingidos por enchentes no leste da Índia, fazendo com que cerca de 40 mil perdessem suas casas. Dias de chuvas incessantes fizeram com que o rio Bhagmati transbordasse no sábado, inundando três distritos do Estado de Bihar, disse S.M. Raju, funcionário do governo local sobre os distritos de Sitamarhi, Muzaffarpur e Darbhanga. Segundo ele, as águas destruíram as casas de mais de 100 mil pessoas e forçou 40 mil a buscar abrigo em locais mais altos.

Mais de 200 soldados utilizam botes infláveis motorizados para resgatar pessoas nos vilarejos e levar comida e outros materiais à população. Fortes chuvas continuavam a cair hoje na região, mas segundo a previsão do tempo elas devem ser moderadas amanhã. A estação anual de monção, que vai de junho a setembro, produz chuvas que são vitais para a agricultura na Índia, mas também podem causar muita destruição.

No ano passado, o rio Kosi, um afluente do rio Gangues que vai do Nepal para a Índia, transbordou e inundou quase mil vilas em Bihar, matando pelo menos 48 pessoas e fazendo com que mais de 2 milhões deixassem suas casas.