O prêmio da loteria estatal da Itália atingiu o recorde de 107 milhões de euros (US$ 152 milhões), atraindo muitos italianos e mesmo europeus de outros países a fazerem suas apostas antes do sorteio de hoje. As pessoas lotam os quiosques e lotéricas em Roma. “Muitas pessoas vêm do exterior para jogar, principalmente franceses e alemães”, disse Paola Leonori, que tem um quiosque na praça Campo de Fiori. Os meios de comunicação italianos também mostram o frenesi entre visitantes da França, Suíça, Eslovênia e outros países próximos.

Ninguém acerta a combinação de seis números da SuperEnalotto desde janeiro, fazendo com que o prêmio possa se tornar o maior valor já pago individualmente pela loteria. Ele será dividido caso mais de um apostador acerte os números. Até agora, o maior prêmio pago individualmente na Itália foi de 100 milhões de euros na cidade siciliana de Catânia no ano passado.

 

“Todo mundo está jogando”, disse Alessandro Paterna, funcionário de um café no centro de Roma onde também são vendidos bilhetes de loteria. “Mais e mais pessoas esperam resolver seus problemas econômicos ganhando (na loteria)”. Atingidos pela recessão e pelo crescente desemprego em meio à crise econômica mundial, os italianos sonham com um futuro de riquezas obtidas com jogos de loteria.