Os Estados Unidos vão enviar hoje três equipes de resgate para o Haiti, informou Philip Crowley, porta-voz do Departamento de Estado. Os grupos partirão de Costa Rica, Washington e Los Angeles e devem chegar à capital haitiana durante a tarde, disse Crowley.

Aviões da guarda costeira norte-americana sobrevoaram o país nesta manhã para tentar avaliar a situação, disse Crowley, acrescentando que a pista do aeroporto está “em bom estado” e que a torre de controle está funcionando.

Crowley disse que navios também estão se dirigindo para o Haiti e que um helicóptero da guarda costeira deve chegar durante a manhã para retirar os feridos.

A maioria dos funcionários da embaixada norte-americana foi contatada, disse ele. “Estamos muito preocupados com os colegas haitianos da embaixada. Eles perderam vários familiares”, disse ele.

Entre 40 mil e 45 mil cidadãos norte-americanos vivem no Haiti, mas ainda não se sabe quantos foram atingidos. “Até agora, não temos mortes confirmadas. Há doze feridos que estão sendo tratados na embaixada. Obviamente, este número vai subir durante o dia”, disse ele. As informações são da Dow Jones.