Uma explosão atingiu um oleoduto na província iraniana do Arabistão, no sudoeste do pais, provocando um incêndio que os bombeiros levaram horas para apagar na manhã desta sexta-feira, informaram as agências de notícias do Irã. O porta-voz da petrolífera iraniana, Abdohossein Rezaeizadeh, disse que as causas da explosão e do incêndio estão sob investigação. Não existem informações sobre feridos e vítimas.

A agência de notícias paraestatal Mehr disse que a explosão ocorreu ao redor das 1h30 da madrugada de hoje, perto de Susa, 700 quilômetros ao sudoeste de Teerã. As chamas subiram 40 metros nos céus, informou a matéria. O oleoduto transporta 4 mil barris diários para a refinaria de Ahvaz, 100 quilômetros ao sul da explosão. Os oleodutos e gasodutos iranianos têm sido atingidos por uma série de explosões nos últimos meses, mas raramente as autoridades explicam as causas dos incidentes.

Muitos dos oleodutos e gasodutos são antigos e não possuem manutenção adequada. Contudo, também acontecem casos de sabotagem e atentados. Na semana passada, uma explosão atingiu o principal gasoduto do Irã à Turquia. As autoridades culparam insurgentes curdos iranianos pelo ataque.

As informações são da Associated Press.