Foi preso na Guatemala Javier Duarte, governador do Estado de Veracuz, no México, considerado fugitivo desde outubro do ano passado. Ele é acusado de extorsão e fraude.

Duarte driblou as autoridades por quase seis meses depois de ter fugido a bordo de um helicóptero do governo em outubro, no mesmo dia em que foi emitido mandato de prisão na Justiça. O episódio se transformou num embaraço para o governo do México e tornou o rosto de Duarte um símbolo da corrupção no país.

A polícia da Guatemala capturou Duarte em um hotel na cidade de Panajachel. O México pretende pedir a extradição, conforme informou o escritório do Procurador-geral do país.

Veracruz é o terceiro maior Estado mexicano e vive hoje um desastre econômico. Auditores não conseguiram encontrar o equivalente a US$ 2,5 bilhões em fundos do governo. Investigadores federais afirmam que Duarte era responsável por uma complexa rede de empresas fantasmas que desviaram milhões dos cofres públicos. Duarte alega ser inocente. Fonte: Dow Jones Newswires.