O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, visitou fábricas de máquinas e de sabão, afirmou nesta terça-feira (25) a imprensa estatal. É a última de uma série de matérias nas últimas semanas sobre aparições públicas do líder. Acredita-se que Kim esteja se recuperando de um derrame. A estatal Agência de Notícias Central Coreana não forneceu uma data, mas havia uma referência às metas de uma das fábricas visitadas “até o fim de outubro”. Foram ainda divulgadas duas fotos de Kim, com uma aparência saudável.

Kim, de 66 anos, forneceu “orientação em campo” em fábricas na cidade de Sinuiju, no oeste do país, na fronteira com a China, segundo agência. Fontes afirmam que Kim sofreu um derrame em agosto e passou por uma cirurgia no cérebro. Porém a Coréia do Norte nega que ele esteja doente.

A saúde de Kim é foco de interesse, pois ele governa com mão-de-ferro um país isolado, com armas nucleares e, além disso, ainda não nomeou um sucessor. A tensão aumentou na península nos últimos meses, com Pyongyang ameaçando restringir a passagem na fronteira com a Coréia do Sul, por causa do endurecimento de Seul nas suas políticas em relação ao vizinho.