O senador Bernie Sanders aparece à frente da ex-secretária de estado, Hillary Clinton, em uma pesquisa de intenção de votos dos eleitores democratas, para as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2016. O senador aparece à frente de Clinton em New Hampshire e conseguiu reduzir a diferença em Iowa, de acordo com o levantamento da NBC News/Marist.

A pesquisa também mostra empresário Donald Trump e neurocirurgião aposentado Ben Carson em posições fortes em ambos os estados, com o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o governador do Wisconsin Scott Walker em queda.

Na pesquisa de New Hampshire, Sanders tem o apoio de 41% dos eleitores democratas, e Hillary Clinton tem 32%. O vice-presidente Joe Biden, que disse que pensa em ser candidato, mas ainda não entrou na disputa, recebe 16%. Na pesquisa de julho, Clinton tinha 42% das intenções de voto, contra 32% de Sanders, e 12% de Biden. Quando Biden não aparece entre as opções, Sanders lidera com 49% contra 38% de Clinton na nova pesquisa, uma inversão em relação a julho, quando Clinton liderava com 47% contra 34%.

Em Iowa, Clinton tem agora uma vantagem de 11 pontos sobre o senador, com ou sem a inclusão de Biden, de acordo com a pesquisa. Sua liderança era mais do dobro do que na pesquisa de julho.

Enquanto Sanders atrai grandes multidões com sua mensagem liberal em comícios, Clinton adotou uma postura mais defensiva nos últimos meses, criticada por usar um sistema de e-mail privado durante sua gestão no Departamento de Estado. Alguns assessores têm tentado tranquilizar os eleitores de Clintos em relação à queda nas últimas pesquisas.

Martin O’Malley, ex-governador de Maryland, que tem pressionado o Partido Democrata para aumentar o número de debates, permanece com fraco apoio em Iowa e New Hampshire. O Comitê Nacional Democrata agendou seis debates, quatro dos quais antes das primeiras prévias para escolher o candidato do partido. As prévias em Iowa acontecem em 1º de fevereiro, e em New Hampshire, no dia 9 de fevereiro

No lado republicano, Trump lidera em Iowa com 29%, contra 17% em julho. Carson vem em seguida com 22%, com Jeb Bush em terceiro com 6%. Walker caiu para 5%, contra 19% em julho. Em New Hampshire, Trump tem 29%, com o governador de Ohio, John Kasich, em segundo lugar com 12% e Carson em 11%. Fonte: Dow Jones Newswires.