A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, aproveitou uma breve passagem pela Coreia do Sul para discutir a ratificação de um acordo de livre comércio e a possibilidade de retomar negociações de desarmamento nuclear com a vizinha Coreia do Norte. Hillary se reuniu hoje com o chanceler sul-coreano, Kim Sung-hwan, antes de se encontrar, amanhã, com o presidente do país, Lee Myung-bak.

Ela disse a Kim estar “muito animada e determinada” a ratificar o novo pacto de livre comércio, que altera um acordo de junho de 2007 criticado por Washington por limitar o acesso das montadoras norte-americanas à Coreia. O acordo, que reduz tarifas e remove outras barreiras comerciais, depende da aprovação dos parlamentares dos EUA e da Coreia.

Após se reunir com Lee Myung-bak, Hillary seguirá para o Japão, ainda amanhã, para levar o apoio dos EUA na recuperação do país, após o terremoto e o tsunami de 11 de março e a crise nuclear causada pela tragédia. As informações são da Associated Press.