O Irã disse hoje que vai notificar oficialmente a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na segunda-feira sobre o acordo para enviar a maior parte de seu urânio de baixo enriquecimento para a Turquia, informou a agência oficial de notificas Irna.

“A representação da república islâmica na Agência Internacional de Energia Atômica anunciou oficialmente a prontidão do Irã de entregar a carta de nosso país ao diretor-geral sobre a declaração de Teerã”, diz um comunicado do Conselho Nacional Supremo de Segurança, citado pela Irna.

Washington e seus aliados descartaram o acordo negociado por Turquia e Brasil, pelo qual Teerã concordou em enviar cerca de metade de seu estoque de urânio de baixo enriquecimento à Turquia em troca de combustível nuclear, com enriquecimento superior.

A AIEA disse ter recebido o texto da declaração conjunta do Irã, Brasil e Turquia e está aguardando que Teerã notifique diretamente a agência sobre as ações com as quais se compromete.

Pelo acordo assinado em Teerã, o Irã deposita 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento na Turquia em troca de combustível para seu reator. Porém, os Estados Unidos propõem uma resolução à ONU pedindo uma quarta rodada de sanções contra o Irã, afirmando que o acordo de Teerã é insuficiente. As informações são da Dow Jones.