O Iraque anunciou hoje a abertura da terceira unidade de refino no sul de Bagdá, elevando a capacidade do complexo industrial na região a 30 mil barris por dia, informou o porta-voz do Ministério do Petróleo, Assem Jihad. Ele informou ainda que o governo pretende convidar companhias estrangeiras para explorar mais dois campos de petróleo no sul do Iraque.

A refinaria Najaf, inaugurada ontem, com capacidade para produzir 10 mil barris por dia, deve atender a demanda por subprodutos de petróleo, como querosene e óleo para calefação nas regiões centro e sul do Iraque, segundo Jihad. O Iraque tem capacidade de refino de 400 mil barris por dia, mas ainda assim importa cerca de 60 mil barris por dia, de acordo com estatísticas da Organização Estatal de Petróleo.

A refinaria, que fica a 160 km, ao sul de Bagdá foi construída em outubro de 2006, como parte de um plano para construção de pequenas unidades de refino na tentativa de atender a demanda local por petróleo desde a invasão norte-americana em 2003. O Iraque possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo, estimada em 115 bilhões de barris, mas a produção está muito abaixo do potencial, devido às sanções das Nações Unidas, à falta de investimentos e aos danos causados por ataques de insurgentes.

As três principais refinarias do país – Dora, Shuaiba e Beiji – processam pouco mais da metade de sua capacidade de 700 mil barris por dia, marca registrada antes da invasão dos EUA.

Segundo o porta-voz, os novos campos de petróleo que devem ser desenvolvidos ficam na província de Nasiriyah e Basara, cada um com potencial de produzir até 100 mil barris por dia. Ele informou ainda que o governo está negociando a implantação desses campos com a italiana Eni SpA, a espanhola Repsol e japonesa Nippon Oil, e espera uma conclusão, ainda neste mês, da discussão sobre a unidade em Nasiriyah.

A produção diária do Iraque varia de 2,3 a 2,4 milhões de barris por dia. As exportações no segundo trimestre atingiram 1,885 milhão de barris/dia, ante 1,8 milhão barris/dia no primeiro trimestre. A receita no primeiro trimestre totalizou US$ 16 bilhões. O país espera elevar a capacidade em 300 mil a 500 mil barris por dia até o final de 2010.