O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu hoje ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para que procure impedir que uma frota de navios chegue até a Faixa de Gaza. Um comunicado do escritório israelense informou que Netanyahu falou a Ban que essa flotilha é uma provocação, pois a ajuda poderia chegar até Gaza por terra.

Grupos pelos direitos dos palestinos planejam seguir até Gaza em maio, um ano após nove turcos morrerem numa frota interceptada por militares israelenses. Israel afirma que seus soldados foram emboscados por ativistas com facas e que eles abriram fogo em legítima defesa. Já os ativistas dizem que foram atacados.

O incidente piorou as relações entre Israel e Turquia e elevou a pressão sobre os israelenses para afrouxar o bloqueio à Faxa de Gaza, imposto em 2007, após militantes do Hamas expulsarem violentamente de Gaza as forças do partido laico Fatah, do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. As informações são da Associated Press.