O Ministério de Ciência do Japão informou hoje que vestígios de uma substância radioativa incomum foram detectados na água da torneira em Tóquio e em outras cinco cidades próximas. Contudo, as quantidades são muito pequenas para representarem uma ameaça à saúde humana.

Um porta-voz do ministério disse que iodo radioativo foi encontrado na água da torneira em Tóquio, bem como nas províncias de Saitama, Chiba, Ibaraki, Gunma e Niigata. O governo começou a monitorar a presença de materiais radioativos na água hoje, de acordo com um porta-voz, e continuará checando diariamente a partir de agora.

A descoberta pode intensificar preocupações com vazamento radioativo da usina nuclear de Daiichi, em Fukushima, localizada a poucas centenas de quilômetros da capital do país.

O Ministério de Saúde do Japão informou mais cedo que quantias anormais de um material radioativo haviam sido encontradas em espinafres cultivados a cerca de 120 quilômetros da usina, na cidade vizinha de Ibaraki. As informações são da Dow Jones.