Estudantes de jornalismo de Curitiba estão escrevendo uma bela página da história da inclusão social de idosos. Eles aderiram ao projeto social "Me conte a sua história", da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), cujos resultados podem ser encontrados em um livro que será lançado no dia 31 deste mês, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Criado há três anos pelo diretor-executivo de administração da Febrafarma, Jorge Dias, o programa visa mobilizar estudantes a assumirem um papel de responsabilidade social. "Costumo classificar o projeto em dois em um. Os idosos ganham com a inclusão social e os futuros jornalistas aprendem mais sobre cidadania e também sobre como escrever", diz.

O livro, que já é a segunda coletânea desde que o projeto nasceu, reúne 69 crônicas sobre as histórias que idosos de asilos de todo o País contam aos jovens que aderem ao programa. "Eles têm o compromisso de visitar os idosos nos asilos e ouvi-los, até que surja a inspiração para a redação das crônicas", explica Dias.

Após a entrega das crônicas, aconteceu a seleção dos melhores textos para o livro, que tem 352 páginas. "Ao todo, desde o primeiro livro, 552 estudantes se inscreveram. Não dá para colocar as crônicas de todos, por isso há a seleção", explica o diretor.

Metodologia

Para atrair estudantes ao projeto, Jorge Dias ministra palestras em universidades de todo o País falando de responsabilidade social. O projeto é citado e, em seguida, é aberto espaço para a inscrição dos jovens, que escolhem um dos asilos disponíveis em suas respectivas cidades. Os estudantes também podem obter maiores informações no site www.febrafarma.org.br.

Os curitibanos que já aderiram ao projeto são: Alina Angélica Prochmann, Álvaro Marcielo Bordignon Schwartz, Celina Soares dos Santos, Cristiane Karpovicz Dubena, Emanuelle Regina Reichert Gorniski, Estelita Hass Carazzai, Eva Cristina de Campos, Fábio Luís Gasparello Marcolino, Felipe Harmata Marinho, Giorgio Dal Molin, Jerusa Berenice Cantalice, Jordana Girardi Feller, Karla Gohr Ribeiro Cardoso, Luciano Sarote, Marcel Pilatti, Mariana Areco Torres, Mariana Santos de Siqueira, Mariana Saturnino Tindó, Marina Lang, Melina Marinho Lawson, Polliana Ribeiro Coelho, Rafaela de Aguirra Pilagallo, Rafaelle Cristine Mendes, Roberta Carvalho de Nadai, Sara Bonfim Moreira de Araujo, Sonia Potrich, Ticiane Zaika Prestes e Vinicius Boreki.