A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que o seu bloco conservador está iniciando conversas exploratórias com os social-democratas com o objetivo de formar uma nova “grande coalizão”, apesar do partido de centro-esquerda dizer que também consideraria outras opções.

Merkel disse a repórteres nesta segunda-feira, após encontro com a liderança de seu bloco conservador, que qualquer outra coisa que não seja uma grande coalizão seria considerada uma falha nas negociações preliminares.

Os conservadores de Merkel e os social-democratas governam a Alemanha juntos desde 2013 em uma grande coalizão. Os social-democratas descartaram uma nova coalizão após terem tido um desempenho ruim na eleição geral de setembro no país, mas cederam a conversas com Merkel após terem relutado inicialmente.

Ainda assim, o líder do Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão), Martin Schulz, deixou as opções abertas, ao afirmar que as conversas exploratórias também consideram a possibilidade de um arranjo mais frouxo, como possivelmente apoiar um governo minoritário liderado por Merkel. Fonte: Associated Press.